-
Arquitetos: Mecate Studio
- Área: 150 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:Zaickz Moz
-
Fabricantes: Archicad, Llano de la Torre, Murart
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Ribera encontra-se dentro de um edifício histórico que data do final do século XIX, no coração de um bairro tradicional mexicano seu nome é Santa María la Ribera, na cidade do México.
A casa é constituída por duas galerias, a da frente encontra-se protegida pelo Instituto Nacional de Belas Artes devido ao seu valor cultural e histórico; a segunda estende-se ao longo da propriedade com um pátio tradicional lateral daquela época.
A mansão “Casa Ribera” contém o restaurante XUVA’, o gabinete de design de téxteis “Balmaceda Studio”, a galeria “SAQ”, a loja de arte e desing “Mecate Home” e, por fim, o gabinete de arquitetura e design “Mecate Studio”. Este espaço foi concebido para a disseminação e criação de arte e cultura de diferentes disciplinas, gerando familiaridade entre o visitante e o artista.
O primeiro desafio de design foi salvar a estrutura espacial original e restaurar a força tectônica das grandes paredes visto que os espaços sofreram múltiplas alterações ao longo do tempo, assim como restaurar e evidenciar os seus elementos de ornamento.
O restaurante XUVA’ surge em resultado de uma viagem com o chef cozinheiro Juan Aquino até à sua adorada terra natal na costa de Oaxaca, nós criamos um espaço que foi uma alegoria para a rica e colorida comunidade Mixteca-Tacuate, um lugar que invoca a área montanhosa de Santa María Zacatepec.
XUVA’ ocupa o pátio lateral da casa no antigo estacionamento, um espaço estreito e comprido, enquanto uma estrutura de pedreira original serve como elemento anunciando a entrada para um novo espaço interior aberto, um lugar que convida você a mergulhar nele.
O espaço entre o telhado translúcido e o teto verde serve de “chamber” térmico que climatiza o restaurante. Ao mesmo tempo, a estrutura contém o jardim orgânico onde alguns dos ingredientes usados nos pratos são cultivados.
Cada um dos elementos do projeto foi desenhado e produzido especialmente para o XUVA’, o chão em mosaico feito à mão à base de barro que alude a sombra das árvores, as mesas em granito polido que contêm o reflexo do céu que pode ser visto entre a vegetação intrincada do seu teto arbóreo, as cadeiras em metal e couro, bancos que transmitem uma sensação de casa através do toque, e a louça em cerâmica de alta temperatura que louva a mão que transforma o material.
Um espaço de proporções intimistas que o envolve na sua vegetação exuberante, cores radiantes e materiais puros e expressivos. Um espaço que quebra com a velocidade da cidade e o transporta para a tranquilidade da costa de Oaxaca numa atmosfera de calor e frescura.